Nome Botânico: Cistus ladanifer L.
O nome do género da esteva – Cistus – está relacionado com o facto de os seus frutos serem cápsulas globosas com 7 a 10 compartimentos. Etimologicamente vem do grego “ciste”, que significa caixa ou cesto. O epíteto específico da esteva – ladanifer – vem do facto de ela produzir a resina denominada ládano cuja abundância lhe permite competir com outras espécies visto que parece inibir o crescimento destas (alelopatia). A resina serve também para proteger a planta contra a dissecação.

Familia Botânica: Cistáceas

Nomes Comuns: Esteva, Lábdano, Ládano, Ládano-de-Espanha, Roselha, Xara.

Nome em Inglês: Rock-Rose, Laudanum, Brown-eyed-rockrose.

Tipo de Planta:
É um arbusto que pode atingir até 3 m de altura de ramos erecto-patentes. As folhas são persistentes, lanceoladas, verde-escuro na face superior e mais claro na inferior. As flores são muito vistosas, com 5 pétalas brancas finas (na variedade ladanifer) rodeando os estames e pistilos amarelos. O fruto é constituído por uma cápsula tomentosa com 7 a 10 lóculos. Toda a planta se apresenta recoberta com um exsudado de resina pegajosa e aromática (ládano, que a planta usa para sua defesa).

Origem:
Em bosques secos, matos e terrenos áridos da região mediterrânica.

Habitat e Distribuição Geográfica:
Arbusto nativo da parte ocidental da região mediterrânica (desde o Sul de França a Portugal e Noroeste de África), frequente em solos áridos e ácidos com presença de xistos e outras rochas silícicas. Forma comunidades de grandes extensões de terreno, quase só de esteva, no Centro e Sul do país. Também vulgar no Alto Douro e Trás-os-Montes.

Partes das Plantas ricas em Óleos Essenciais:
Parte aérea florida: para a obtenção do óleo essencial, directamente por arrastamento de vapor; ou pela água fervente e/ou solventes, para a obtenção da goma-óleo-resina (lábdano ou ládano) e desta obtém-se, por arrastamento pelo vapor de água, o óleo essencial.

Método de Extracção:
Destilação por arrastamento de vapor.

Características do óleo essencial:
O óleo é um líquido amarelo, transparente e muito volátil.

Aroma: Doce, herbáceo, áspero e profundo, muito característico da planta.

Propriedades Físicas e Químicas:
– Estado físico: líquido
– Cor: Âmbar escuro, castanho
– Odor: Amadeirado, tenaz.
– pH: Não aplicável
– Ponto de inflamação (FD ISO/TR 11018): +44°C
– Densidade relativa (a 20°C) (NF ISO 279): 0,890 à 0,935
– Solubilidade (NF ISO 875): Hidrossolubilidade: Insolúvel; Solubilidade em etanol (20°C em g/L): Solúvel
– Índice de refracção a 20 °C (NF ISO 280): 1,475 à 1,495
– Índice de rotação a 20°C (NF ISO 592): -15 ° à +30 °

Principais Constituintes dos óleos essenciais:
Lábdano: composição complexa, pois depende do tipo de solvente usado; mas onde existe número elevado de constituintes de resinóides de elevado peso molecular, óleo essencial (cerca de 1%), ácidos aromáticos, triterpenóides e mucilagens.
Óleo essencial: compostos monoterpénicos (canfeno, sabineno, mirceno, limoneno, cimeno, borneol, nerol, fenchona, ésteres, etc.), compostos sesquiterpénicos e compostos diterpénicos (ladaniol, labdadienol e outros).

Perfil Cromatográfico:
α-pineno: <50,0 %
canfeno: <8,0%
borneol: <7,0%
1,8-cineol: <4,0%
p-cimeno: <4,0%
terpineno-4-ol: <4,0%
γ-terpineno: <3,0%
D-limoneno: <2,0 %
β-pineno: <1,0%
Os produtos de origem natural podem não ter composição idêntica em cada produção. Estes valores são indicativos e não excluem a possibilidade de ligeiras variações.

Principais Utilizações:

Trata-se de uma planta ornamental. O lábdano já foi usado em fitoterapia, em problemas do foro respiratório (tosse e bronquite), mas atualmente sem interesse.

Os óleos essenciais são reconhecidos pelas suas propriedades imunomodeladoras, antivirais, antiarteríliticas, anti-hemorrágicas, cicatrizantes de feridas, assim como, tonificantes, adstringentes, purificantes e reparadoras cutânea.
Tanto o lábdano, como os óleos essenciais obtidos dele e das partes aéreas floridas da esteva, entram na composição de perfumes ou são usados como aromatizantes de sabonetes, detergentes, etc. A indústria de perfumaria prepara também concretos e absolutos muito usados como fixadores em perfumes. A esteva e outras espécies do género Cistus são melíferas.